Translator

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VEJAM SÓ COMO FOI EXTINTO O PÁSSARO DODÔ







Classificação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Raphidae
Gênero: Raphus
Esse pássaro simpático e gorducho desapareceu no século 17 com a chegada dos colonizadores ao seu habitat a ilha Maurício, a 1 900 quilômetros da costa africana, no oceano Índico. Pouco maior que um peru e pesando cerca de 23 quilos, o dodo era um pombo gigante da família Raphidae. Como tinha asas curtas e frágeis, não conseguia voar. Nem precisava. "A ave era muito mansa e inofensiva, porque a ilha não tinha nenhum mamífero predador", afirma o biólogo Manuel Martins, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). A vida boa do bicho durou só até os europeus aportarem em Maurício. Primeiro foram os portugueses, em 1507. Mas a ação mais cruel foi a dos holandeses, que colonizaram o lugar a partir de 1598. Com a pouca alimentação nos navios, os marinheiros desembarcavam famintos e logo elegeram o dócil - e saboroso - dodo como seu prato preferido.
"As aves foram mortas aos milhares, até mesmo a pauladas", diz Manuel.







Para piorar, animais como cães, gatos e ratos trazidos pelas caravelas atacavam os ovos nos ninhos, escondidos nos recantos do lugar. Com toda a matança, a espécie foi sumindo aos poucos. Em 1681, menos de 100 anos depois da chegada dos holandeses à ilha, o dodo foi declarado oficialmente extinto. Hoje, tudo o que 
resta do animal são esqueletos em museus na 
Europa, nos Estados Unidos e também em Maurício.











  • Nome em português: Dodô
  • Nome em inglês: Dodo
  • Nome científico: Raphus cucullatus
  • Época em que viveu: há 200 anos atrás, no atual Holoceno
  • Local onde viveu: Ilhas do Oceano Índico, sobretudo em Maurício
  • Peso da ave adulta: cerca de 23 quilos
  • Tamanho: 50 centímetros de altura
  • Alimentação: Herbívora










Fonte: Mundo Estranho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante para nós, que você deixe um comentário em nossas postagens!
Grato
Leonel Neto

Quer divulgar seu trabalho em nosso blog?

Envie-nos seu material para

comercialaplica@gmail.com


Somos da

Aplica Comunicação On Line

Caetano Veloso Clip dirigido por ele mesmo da música "Terra"

Ilha das Flores

O premiadíssimo trabalho do diretor Jorge Furtado realizado em 1989 conta a história de um japonês, o Sr. Suzuki, plantador de tomates na região de Porto Alegre. Dona Anete, vendedora de perfumes, percorre a cidade em busca de consumidores para suas mercadorias. De tais vedas, surge o lucro. Com o lucro, Dona Anete vai a um supermercado de Porto Alegre e compra tomates e carne de porco. No documentário, muitas informações foram apresentadas através de uma linguagem científica com a intenção de “igualar” o ser humano por meio de descrições que denotam a raça humana. Em contrapartida, mostra o desigual tratamento dado aos “iguais” seres humanos, colocando-os inferiores aos porcos.

ESTAMIRA - BRASIL – 2006 121 min

Documentário. Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Anunciante

QUEM COMENTA ESTE BLOG?