Visa ao desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos, mediante passos gradativos, de acordo com critérios de idade e preparo dos alunos. O desdobramento desse processo tem caráter intencional e sistemático, requerendo as tarefas docentes de planejamento, direção das atividades de ensino e aprendizagem, e avaliação.
O processo de ensino visa aos resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos. Na história da didática e na prática escolar, existe uma propensão para acentuar unilateralmente, ora os conteúdos de ensino, ora o desenvolvimento de capacidades e habilidades, separando o que se costuma chamar de aspecto material e aspecto formal do ensino. Na verdade, o ensino une os dois aspectos, pois a formação das capacidades e habilidades só se efetiva em relação a conteúdos da matéria, ao mesmo tempo em que a assimilação dos conteúdos requer o desenvolvimento dessas capacidades e habilidades.
O ensino tem um caráter bilateral, porque combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender), fazendo interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e a assimilação ativa dos conhecimentos e habilidades. O professor organiza os conteúdos e os torna didaticamente assimiláveis, provê as condições e os meios de aprendizagem, controla e avalia; entretanto, a transmissão supõe a assimilação ativa, pois, ensina-se para que os alunos se apropriem de forma ativa e autônoma dos conhecimentos e habilidades.
Leia mais: http://www.poesia-ambiente.blogspot.com.br/p/educacao.html
Leia mais: http://www.poesia-ambiente.blogspot.com.br/p/educacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É muito importante para nós, que você deixe um comentário em nossas postagens!
Grato
Leonel Neto