Translator

domingo, 15 de dezembro de 2013

Resenha do filme " A Queda - As últimas Horas de Hitler"

Autora da Resenha: Karen Hüsemann

FICHA TÉCNICA:
Direção: Oliver Hirschbiegel
Nome Original: Der Untergang
Ano: 2004
Duração: 156 min
País: ALE/ITA/AUS
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama





APRESENTAÇÃO:





Uma mostra de um Hitler com vigor e até certo ponto humano é mostrada no início do filme. Concentrado nos últimos doze dias da vida de Adolf Hitler. O desenrolar da história fica entre o aniversário de 56 anos de Hitler em 20 de abril a 2 de maio de 1945, dois dias após seu suicídio. Bruno Ganz interpreta um Hitler envelhecido e doente poucos dias antes do seu suicídio no bunker da antiga diplomacia do 3º Reich em Berlim.Contrastando com a batalha final por Berlin e o que aconteceu no imponente edifício em ruínas da Reichskanzlei.





ENREDO:





“A Queda” traduz o abatimento e nervosismo de Hitler quando o poderoso exército nazista é derrotado. Com a invasão dos soviéticos vem a queda do 3º. Reich em 1945, o caos domina em Berlim e os planos para parar os ataques já não existem mais. Hitler se torna cada vez mais instável e não se conforma com a ideia de perder a guerra para Stalin e ter que se render. Apesar de a ordem ser de evacuar Berlim, Hitler fica e se confinam num quarto de segurança máxima com sua mulher Eva e seus fiéis seguidores. O mais incrível é assistir Hitler por em prática seus planos megalomaníacos, mesmo toda Berlim em ruínas e com milhares de pessoas mortas e soldados totalmente despreparados. Ele ainda acreditava que a Alemanha podia vencer a guerra e se tornar uma grande nação que dominaria o mundo. Muito de seus seguidores dizia que Hitler estava louco e deixaram-no de seguir ou traíram sua confiança. Isso deixou Hitler muito nervoso e neste momento do filme dá a entender que iria se suicidar. Ele diz: “Façam o que quiserem”. Deixando todos seus seguidores na dúvida e apavorados. Acreditavam que se ele morresse então já não mais lhes havia um futuro. Os ataques continuam pelos soviéticos. O exército nazista está nas ruas exterminando os “traidores” e o médico do exército também nazista, que optou em permanecer em Berlim os ajuda. As cenas que se passam das condições dos feridos é chocante. O caos tomou conta por completo, não restava mais nada. Pequenos soldados (crianças) sendo exterminadas sem piedade. Outro ponto crucial neste filme é que Hitler e Eva se casam minutos antes do suicido desencadeando uma onda de suicídio em massa, soldados, crianças, mulheres e os corpos queimados para não deixar nenhum rastro para os soviéticos. A tomada da Alemanha pelos russos a partir da história do mais temido e adorado homem da época, deu uma visão mais próxima dos conflitos e fúrias durante a queda do império e apesar de Hitler ser aconselhado muitas vezes por seus seguidores a sair de Berlim e salvar o povo alemão, o líder nazista, não desiste e ninguém o contesta. Hitler fica e seu orgulho nacionalista o leva ao suicídio, pois não suporta a ideia de ficar refém dos russos. O interessante é que este filme mostra as particularidades de Adolf Hitler como um homem e não como um monstro. Sua adoração pela cadela Blonde; seus hábitos alimentares; sua relação tímida com Eva; sua educação com seus funcionários.


A insanidade de Hitler em relação a chegada triunfal e decisiva de uma tropa que todos já sabiam que era incapacitada e o exército alemã dizimado. Sues discursos em que os civis deveriam pagar com a própria vida para que a Alemanha triunfasse, demonstra suas reações instáveis.


O regime nazista se põe fim no quartel-general de Adolf Hitler (Funhrerbunker), onde ele, sua esposa e vários seguidores suicidam-se.


A Queda termina com a fuga bem sucedida da Alemanha, realizada pela secretária em meio aos soldados russos e com um relato pessoal comovente da mesma.











CONCLUSÃO:



O filme é acima de tudo um relato histórico das últimas horas de Hitler.


Mostrar o lado perdedor de Hitler, um ditador sanguinário, com ideias megalomaníacas que se aproveitava da fraqueza de um povo seduzindo uma nação a enganando e a jogando ao fogo.


Seis milhões de judeus foram mortos, sem contar os Poloneses, Eslavos, Russos e Doentes mentais. O Holocausto nunca será esquecido, vidas inocentes jogadas ao fogo por um homem que se apoderou de uma nação a qual não pertencia.


Como Hitler lidou com a ideia de Berlim ser invadida pelos russos e seu suicídio por não querer viver para ver as consequências que ele causou a uma nação.





FIM
[ 15/11/2013 - 20:44 (Protocolo: 6684883) - kAREN hÜSEMANN ]


ASSISTIR O FILME


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante para nós, que você deixe um comentário em nossas postagens!
Grato
Leonel Neto

Quer divulgar seu trabalho em nosso blog?

Envie-nos seu material para

comercialaplica@gmail.com


Somos da

Aplica Comunicação On Line

Caetano Veloso Clip dirigido por ele mesmo da música "Terra"

Ilha das Flores

O premiadíssimo trabalho do diretor Jorge Furtado realizado em 1989 conta a história de um japonês, o Sr. Suzuki, plantador de tomates na região de Porto Alegre. Dona Anete, vendedora de perfumes, percorre a cidade em busca de consumidores para suas mercadorias. De tais vedas, surge o lucro. Com o lucro, Dona Anete vai a um supermercado de Porto Alegre e compra tomates e carne de porco. No documentário, muitas informações foram apresentadas através de uma linguagem científica com a intenção de “igualar” o ser humano por meio de descrições que denotam a raça humana. Em contrapartida, mostra o desigual tratamento dado aos “iguais” seres humanos, colocando-os inferiores aos porcos.

ESTAMIRA - BRASIL – 2006 121 min

Documentário. Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Anunciante

QUEM COMENTA ESTE BLOG?