Translator

domingo, 15 de dezembro de 2013

Resenha do Filme : " A Vida é Bela"

Autora da Resenha: Karen Hüsemann


Ficha técnica do filme A vida é bela:


Direção: Roberto Benigni
Produção: Gianluigi Braschi / Elda Ferri

Coprodução:
Mario Cotone
Agnès Mentre
John Rogers
Roteiro: Vincenzo Cerami
Roberto Benigni

Elenco:
Roberto Benigni - Guido Orefice
Nicoletta Braschi - Dora
Giorgio Cantarini - Giosué Orefice
Giustino Durano - Eliseo Orefice
Sergio Bini Bustric - Ferruccio Papini
Marisa Paredes - Mãe da Dora
Horst Buchholz - Doutor Lessing
Lidia Alfonsi - Guicciardini
Giuliana Lojodice
Amerigo Fontani - Rodolfo
Pietro De Silva - Bartolomeo
Francesco Guzzo - Vittorino
Raffaella Lebboroni - Elena
Claudio Alfonsi
Gil Baroni
Massimo Bianchi
Jürgen Bohn
Verena Buratti
Robert Camero
Ennio Consalvi
Giancarlo Cosentino
Aaron Craig - Soldado do tanque
Alfiero Falomi - Rei
Daniela Fedke
Antonio Fommei
Stefano Frangipani
Ernst Frowein Holger
Alessandra Grassi - Professora
Hannes Hellmann
Wolfgang Hillinger
Margarita Lucia Krauss - Soldado feminina do jantas das crianças
Patrizia Lazzarini
Maria Letizia
Concetta Lombardo - Gigliola
Maria Rita Macellari - Rainha
Carlotta Mangione - Eleonora
Franco Mescolini - Inspetor da escola
Francesca Messinese - Mulher da ópera
Inger Lise Middelthon
Andrea Nardi
Günther Pfanzelter - Soldado alemão

Apresentação


O filme “A Vida é Bela“ são dois filmes em um e conta a história do judeu Guido que se muda do campo para a cidade nos anos 30 onde se apaixona por uma professora chamada Dora depois de cinco anos eles estão casados e tem um filho chamado Josué Guido junto da sua família e seu tio eles são capturados e levados para um campo de concentração e Guido para amenizar o sofrimento do filho faz com que Giosué acredite que aquilo tudo não passa de uma grande brincadeira no qual se acumulam pontos e quem conseguisse mais pontos ganharia o tanque de guerra.

Enredo

A primeira parte do filme se passa na Itália, no ano de 1939, antes da guerra explodir e a perseguição aos judeus por Hitler, iniciar. A história inicia com a paixão do espirituoso judeu Guido pela italiana Dora, após vários encontros entre os dois. Guido, muito brincalhão sempre nos envolvendo com suas piadas quando se mete em situações muito constrangedoras e consegue sair delas de maneira brilhante, conquistando a simpatia de todos os que o assistem.

A segunda parte a história continua na Itália e durante a segunda grande guerra, o judeu Benigni, juntamente com seu filho Giosué ( interpretado por Giorgio Cantarini) já estão sendo levados para o campo de concentração nazista. Cena triste a qualquer um, porém com o toque irônico e divertido que Benigni dá ao personagem que faz de tudo para que seu filho tenha a visão diferente da realidade vivenciada naquele momento para os que consciência tinham. Inventando histórias, fazendo de tudo, uma fantasia para seu filho, Benigni protege-o de todo o mal que ronda no momento da guerra. Em todas as cenas podemos perceber dois sentidos: realidade e fantasia. O real e o inventado por Guido.

Em mais detalhes, o judeu Guido propõe um jogo ao seu filho Giosué, onde quem marcasse 1000 pontos, levaria um tanque de verdade para casa. O personagem, apaixonado pela vida, cria um ambiente de flores onde só tem guerra, para proteger seu filho.

A realidade era que Guido estava vivenciando momentos de horror dessa guerra e era obrigado a servir trabalhos forçados e nas cenas violentas que eram obrigados a assistir, Guido fala para Giosué que são fases do jogo ao qual eles estavam passando e quase ganhando. Na certeza de que a morte viria para ambos, o ator principal tenta não deixar que seu filho se aterrorize com o que era pra ele o destino certo. Nesse tempo, Dora fica sabendo que tanto seu marido como seu filho, estão no campo de concentração e resolve se entregar para ficar ao lado de ambos.

É retratado neste filme, as condições desumanas em que os judeus eram submetidos e Benigni, através de seu personagem soube como esconder muito bem esse sofrimento e dor de uma criança de 5 anos, seu filho. O tempo todo este pai cria a cada nova situação, elementos do jogo. Em algum momento a criança deve se esconder ou ficar em silêncio. Não deixando marcas da crueldade em sua personalidade.

Para Guido, a batalha tinha terminado, pois não sobrevive à guerra, mas salva seu filho, que era seu principal objetivo.

O final, quando chega o exército americano para libertar prisioneiros, vem acompanhado de um tanque de guerra que surge, para a criança. O jogo foi concluído e o tanque é seu prêmio prometido


Conclusão:

Assim devemos sempre lutar para que a realidade, por mais dura que se apresente, seja encarada de forma a estarmos vencendo este que pode ser um jogo da vida. O mais importante é dar um sentido a vida, pois a vida é bela quando a damos valor.




FIM



[ 15/11/2013 - 16:44 (Protocolo: 6684446)kAREN hUSEMANN ]

ASSISTIR O FILME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante para nós, que você deixe um comentário em nossas postagens!
Grato
Leonel Neto

Quer divulgar seu trabalho em nosso blog?

Envie-nos seu material para

comercialaplica@gmail.com


Somos da

Aplica Comunicação On Line

Caetano Veloso Clip dirigido por ele mesmo da música "Terra"

Ilha das Flores

O premiadíssimo trabalho do diretor Jorge Furtado realizado em 1989 conta a história de um japonês, o Sr. Suzuki, plantador de tomates na região de Porto Alegre. Dona Anete, vendedora de perfumes, percorre a cidade em busca de consumidores para suas mercadorias. De tais vedas, surge o lucro. Com o lucro, Dona Anete vai a um supermercado de Porto Alegre e compra tomates e carne de porco. No documentário, muitas informações foram apresentadas através de uma linguagem científica com a intenção de “igualar” o ser humano por meio de descrições que denotam a raça humana. Em contrapartida, mostra o desigual tratamento dado aos “iguais” seres humanos, colocando-os inferiores aos porcos.

ESTAMIRA - BRASIL – 2006 121 min

Documentário. Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Anunciante

QUEM COMENTA ESTE BLOG?